Marketing de relacionamento: utilização de ferramentas digitais na busca pela retenção do consumidor nas escolas de idiomas de pequeno porte

Eliane Miranda de Andrade, Priscila Ribeiro Santos

Abstract


Este estudo analisou a prática do marketing de relacionamento com o uso de ferramentas digitais em duas escolas de idiomas de pequeno porte localizadas no ABC Paulista, a fim de observar como os instrumentos virtuais são contribuintes no processo de comunicação, relacionamento e, por fim, fidelização do consumidor final, o aluno.  O objetivo do trabalho foi identificar as ferramentas digitais utilizadas, analisar as mais eficientes, bem como o antes e depois do uso das ferramentas. Os procedimentos metodológicos foram pautados em estudo bibliográfico e consulta eletrônica, além de pesquisa de campo. O estudo concluiu que as escolas de pequeno porte averiguadas compreendem a importância do relacionamento continuado com os alunos para haver a fidelização, e reconhecem a eficiência e agilidade na comunicação que as ferramentas digitais proporcionam para o segmento.

 

Palavras-chave: marketing de relacionamento; ferramentas digitais, escolas de idiomas de pequeno porte.

 


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