TECNOLOGIAS E SOLUÇÕES DE RECEBIMENTO DISPONÍVEIS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Rafael Antonelli, Marcelo Pereira Bergamaschi

Abstract


A pluralidade de assuntos que o empresário que administra seu próprio negócio precisa dominar é um desafio capaz de desencorajar até o mais ousado empreendedor, que na maioria das vezes sabe muito sobre seu ofício, que é a atividade fim da sua empresa, mas sabe pouco sobre os demais assuntos envolvidos. Entre os conhecimentos que um administrador deve possuir, estão os relacionados a legislação (trabalhista, tributária, civil, etc.), financeiros (inflação, juros, economia) mercadológicos (concorrência, clientela, marketing) entre outros. Quase nunca um micro ou pequeno empresário, especialmente os que estão iniciando suas empresas, possuem tais conhecimentos. Uma solução óbvia seria a contratação de funcionários especializados para cada setor, o que na prática ocorre em grandes empresas. Tais funcionários reduzem a carência de conhecimento do empresário, deixando-o livre para manter o foco no negócio. No entanto, essa solução é onerosa e quase sempre inviável para uma micro ou pequena empresa de qualquer setor. Neste contexto, esse artigo visa apresentar um resumo sobre tecnologias e soluções de recebimento, abordando os principais objetivos e características dos serviços de cobrança bancária e pagamento por cartão, oferecendo informações relevantes que sirvam de apoio à tomada de decisões para as empresas que necessitem oferecer a seus clientes métodos de pagamento atuais e de acordo com suas reais necessidades.

 

Palavras Chave: Serviços bancários, Tecnologia bancária, Administração de empresas.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.