O PAPEL DA LIDERANÇA NO DESEMPENHO DO TRABALHADOR PORTUÁRIO

Camilla Aparecida Santos da Luz, Laryssa Neves da Silva, Rafael Alves Pedrosa

Abstract


RESUMO: A liderança surgiu na época Revolução Industrial, em que houve o crescimento das Indústrias e muitas pessoas, à procura de emprego, migraram do campo à cidade e com o crescimento da economia, as empresas contrataram trabalhadores para o chão da fábrica e líderes para estarem à frente do processo de produção. Acredita-se que para ser um bom líder deve ter inteligência emocional, além das habilidades técnicas atendendo as expectativas dos seus subordinados e saber conduzir a equipe com entusiasmo. Com isso, a pesquisa é sobre como a liderança pode influenciar no desempenho do trabalhador portuário, com o objetivo de encontrar respostas que indiquem se pode ou não influenciar. O presente artigo apresenta uma pesquisa quantitativa, a qual aplicamos um questionário fechado com oito questões relacionadas ao tema, em duas empresas que se localizam na cidade de Santos: DP World Santos e Rumo Logística. Obtivemos o total de quarenta e cinco respostas, onde grande maioria demonstrara que os líderes influenciam no desempenho da equipe no dia a dia de trabalho, independente do gênero do gestor, e que há um volume muito baixo de líderes que não compreendem a importância de solucionar problemas de modo a capacitar e haver excelência na execução de tarefas e melhorar resultados.

Palavras – Chave: Liderança; Desempenho; Influência; Inteligência emocional.

THE INFLUENCE OF LEADERSHIP ON THE PERFORMANCE OF PORT WORKERS

ABSTRACT: The Leadership emerged from the Industrial Revolution, that caused the increase of industries and many people, looking for jobs, migrated from the contryside to the big cities and with the economic growth, the companies hired employers for the manual labor and leaders to be at the forefront of the production process. It’s believed that in order to be a good leader there must be emotional intelligence, besides the technical abilities attending the expectations of the subordinates and know how to lead the team with enthusiasm. In that, the research is about how the leadership can influence the performance of the port workers, with the purpose of finding answers that indicate if it impacts indeed or not. The current article presents a quantitive research, in which we applied a survey with the total of eight questions related to theme, in two companies located in Santos: DP World (Dubai Ports World) and Rumo Logística. We obtained fifty responses where the majority demonstrates that the leaders can influence the work of the team in the daily routine, regardless of their gender, and that there’s still a small amount of leaders that do not comprehend the importance of solving problems providing teaching for the sake of excellence in tasks execution and better results

Keywords: Leadership; Performance; Influence; Emotional intelligence.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.