POOL DE CHASSIS PORTA-CONTÊINERES NO BRASIL: PROPOSIÇÃO DE MODELO INTERMODAL

Jonathas Ferreira Dias

Abstract


Resumo: O presente trabalho é uma proposta de implementação de modelo de compartilhamento de carretas porta-contêineres (chassis) inspirado no sistema norte-americano, constituindo um aprofundamento do autor nos estudos anteriormente desenvolvidos em seu trabalho de conclusão do curso de Logística com Ênfase em Transportes sobre sua utilização na logística portuária, suas peculiaridades e comparação com o sistema nacional. À época, a proposta era otimizar a utilização dos caminhões no transporte de contêineres e a melhoria das condições da frota brasileira. Concluiu-se que, principalmente devido a questões de custos e da infra-estrutura nacional, não seria econômica e logisticamente viável aos stakeholders da cadeia logística aderir a tal sistema. O autor retoma o tema à luz de descobertas recentes. Verificou-se que o modelo está sendo abandonado em favor de operação similar à brasileira, ou seja, a responsabilidade sobre os chassis está sendo transferida aos transportadores. No entanto, existem formas de compartilhamento destas carretas que, naquele país, constituem uma melhoria na utilização dos equipamentos, e que seriam uma alternativa para novos players nacionais na redução de custos operacionais. Para a análise destes sistemas, preferiu-se primeiramente retomar na introdução o tema outrora desenvolvido com suas conclusões, partindo-se então para os conceitos de chassis e a contextualização histórica de seu uso. Em seguida, são descritas as formas de utilização dos equipamentos e detalham-se os principais modelos de operação dos pools de chassis. Finalmente, após o levantamento dos dados domésticos e internacionais, pôde-se formular uma proposta de estruturação de sistema de compartilhamento para o mercado nacional.

Palavras-chave: Chassis. Pool. Contêiner. Modelo. Intermodal.

CONTAINER CHASSIS POOL IN BRAZIL: INTERMODAL MODEL PROPOSAL

Abstract: This article is an implementation proposition of a pool-based chassis sharing model, inspired by the north-american system, presented as an expansion of subject presented in the author’s graduation in Logistics and Transportation final paper about the equipments usage in port logistics, its particularities, and comparison to the brazilian system. The idea then was to optimize the truck drayage in the container transportation process, as well as the consequent improvement in the domestic truck fleet. The conclusion reached was that, due to the national infrastructure condition and high costs, it wasn’t logistically nor economically feasible for the logistics supply chain stakeholders to adhere to that system. The author revisits the subject in the light of recent discoveries. The model is being abandoned in favor of an operation similar to the brazilian, i.e. the chassis owning responsibility is being transferred to the motor carriers. There are sharing systems in that country that constitute an optimization in the equipment usage and that would entail in an alternative model for new domestic transportation players, with a potential for cost reduction. In the first place, the subject is reviewed with its conclusions taken from the mentioned final paper, followed by the definition of an international chassis and its historical context. Next, it is described the forms in which the equipments are used by the stakeholders, and then chassis pool operation models are dealt in detail. Finally, after the collection of relevant domestic and international data, a pool sharing system is proposed for the national market.

Keywords: Chassis. Pool. Container. Model. Intermodal.


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