Integração de gamificação e design instrucional no ensino superior
Abstract
Resumo: Este artigo examina o design instrucional e a gamificação no ensino superior, argumentando que essa combinação pode revitalizar a educação, estimulando o engajamento e a aprendizagem significativa. Destaca-se a importância de inovar nas práticas pedagógicas diante dos desafios de manter os alunos motivados, onde a gamificação se apresenta como uma solução eficaz ao incorporar elementos de jogos em contextos educativos. Utilizando a metodologia de revisão de literatura, ressalta-se o papel da gamificação e do design instrucional em criar experiências de aprendizagem mais eficientes e imersivas, que atendam às necessidades dos estudantes da era digital. O artigo discute como a implementação de estratégias de gamificação, baseadas em teorias pedagógicas sólidas, pode ser integrada ao design instrucional para aprimorar o engajamento dos alunos e promover o desenvolvimento de habilidades essenciais. Exemplos práticos de ferramentas de gamificação adequadas ao ensino superior, como Kahoot!, Quizlet e Miro, demonstram a versatilidade e eficácia dessas ferramentas em transformar o ambiente de aprendizagem. Enfatiza-se a importância do design instrucional para assegurar que a gamificação esteja alinhada aos objetivos educacionais, enfatizando a necessidade de uma avaliação cuidadosa das necessidades dos estudantes, definição de objetivos claros, seleção de conteúdos relevantes e monitoramento dos resultados do aprendizado. Argumenta-se que a integração entre design instrucional e gamificação pode fazer mais do que simplesmente capturar o interesse dos alunos; pode enriquecer significativamente o processo educacional no ensino superior, tornando-o mais envolvente e alinhado com as demandas e expectativas dos estudantes contemporâneos.
Palavras-chave: Gamificação no Ensino Superior. Design Instrucional. Engajamento dos Alunos. Inovação Pedagógica.
Integration of gamification and instructional design in higher
education
Abstract: This article examines instructional design and gamification in higher education, arguing that this combination can revitalize education by promoting engagement and meaningful learning. It highlights the importance of innovating pedagogical practices in the face of challenges to keep students motivated, where gamification emerges as an effective solution by incorporating game elements into educational contexts. Using a literature review methodology, it emphasizes the role of gamification and instructional design in creating more efficient and immersive learning experiences that meet the needs of digital-age students. The article discusses how the implementation of gamification strategies, based on solid pedagogical theories, can be integrated into instructional design to enhance student engagement and foster the development of essential skills. Practical examples of gamification tools suitable for higher education, such as Kahoot!, Quizlet, and Miro, demonstrate the versatility and effectiveness of these tools in transforming the learning environment. The importance of instructional design is emphasized to ensure that gamification aligns with educational objectives, highlighting the need for careful assessment of student needs, setting clear goals, selecting relevant content, and monitoring learning outcomes. It is argued that the integration of instructional design and gamification can do more than just capture students' interest; it can significantly enrich the educational process in higher education, making it more engaging and aligned with the demands and expectations of contemporary students.
Keywords: Gamification in Higher Education. Instructional Design. Student Engagement. Pedagogical Innovation.
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